O berçário falou sobre o espaço na sala de aula, o que é, quem costroi e qual a sua finalidade, materiais que não devem faltar, oferecer brinquedos como caixas, blocos de encaixe, rolos, cubos mágicos...
Um ambiente organizado para estimular a imaginação das crianças.
O maternal I enfatizou sobre cantinhos aconchegantes na sala de aula, com almofadas para relaxar e usufruir dos livros.
Organizar um ambiente propício a determinada faixa etária, inúmeras possibilidades de organizar e usar os materiais.
O Maternal II, acrescentou que além de todos estes recursos disponibilizados na sala de aula, podemos acrescentar outros, vários cantinhos - leitura, jogos , ciência, artes.
Todas as experiências com o Universo da leitura e da escrita, poderão despertar na criança o desejo de compreender a língua escrita. A vontade de aprender a ler e a escrever passa a motivá-la intensamente.
E a matemática?
É importante organizar espaços que apoiem as crianças nas experiências e vivências com as relações matemáticas - caixas com objetos concretos (pedrinhas - caixinhas-fita métrica-blocos lógicos...)
A leitura para os estudos foi baseada nas
Orientações para a organização da sala na Educação Infantil: ambiente para a
criança criar, mexer, interagir e aprender.”
Certo dia um grupo de pessoas se reuniu
para, juntos, traçarem um objetivo, que era o topo de uma montanha. Como
essas pessoas nunca tinham estado nesse lugar, resolveram cada qual se
preparar:em um saco colocaram mantimentos e trocas de roupa e começaram a
jornada. No meio do caminho, ouviram uma voz um tanto quanto trovejante, que
lhes disse:
— “Parem
onde estão. Olhem ao seu redor. Vocês irão se dar conta que existem muitas
pedras. Apanhem pedras, tantas quantas puderem ou quiserem. Coloquem em seus
sacos. Ao atingir, cada qual os seus objetivos, olhem novamente para estas pedras.
Neste instante cada um de vocês irá sentir muita alegria, mas ao mesmo tempo
muita tristeza.” E a voz se foi… restava agora para cada um, em sua liberdade
de escolha, apanhar pedras. Alguns
pegaram dez, outros vinte, e um ou outro, que infelizmente sempre questiona a
voz do Universo, para não dizer que não pegou nenhuma, colocou uma ou outra
pedra.
Quando
estavam já se aproximando do topo da montanha, todos foram acometidos de
expectativa, e porque não dizer, de ansiedade, para descobrirem o porquê,
haveriam de sentir alegria e
tristeza ao mesmo tempo. Chegando lá, colocaram os sacos no chão, abriram-nos e
sentiram muita alegria:
Todas
aquelas pedras que haviam apanhado tinham se transformado, ao longo da jornada,
em belíssimos, maravilhosos diamantes.
Sentiram muita tristeza: por que não pegaram mais pedras? Afinal estavam lá, à
disposição.
Assim
é em nossa vida. Muitas vezes não nos damos conta de que o Universo é abundante .
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