sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Projeto "Fazer o bem faz bem"



           Nestes meses de novembro e dezembro a Creche Jeciá de Freitas Ferreira irá iniciar o projeto “Fazer o bem faz bem”, para resgatar alguns valores , conscientizar a convivência humana, muitas vezes esquecidos.
           Vivemos numa sociedade com vários aspectos comportamentais e isso é extremamente importante para garantirmos um futuro, ainda mais solidário e justo para nossas crianças, pois elas são o futuro , por isso educá-las e conscientizá-las sobre a importância de prestar o bem aos semelhantes, cultivar sempre amizade, oferecer ajuda as outras pessoas e preservar a natureza, são alguns dos nossos principais deveres enquanto cidadãos.
        A escola, é sem dúvida um espaço muito importante e deve desempenhar esse papel  e ir em busca de uma qualidade de vida, pois cada um de nós em pequenos gestos do dia a dia pode semear  a cidadania com muita esperança e alegria.
      Em alguns momentos do que precisamos é somente uma palavra de força que nos impulsione a superar uma fase difícil, ao praticar o bem , a caridade e a tolerância , quem mais ganha com isto somos nós mesmos.
      Neste final de ano, contamos com várias parcerias da comunidade , que nos ajudou e terá grande brilhantismo fazendo o bem , compartilhando conosco o patrocínio para as crianças, doando brinquedos e promovendo a festa de fim de ano, esta ação dá o sentido de fazer o bem ao próximo e que isso pode refletir em si mesmo.   Doando algo que pertence a nós, pode estimular a solidariedade e levar os alunos a perceberem a realidade difícil que crianças enfrentam em outros bairros ou até comunidades.
      Iniciaremos o projeto contando várias histórias, em destaque os três porquinhos da autoria do folclorista Joseph Jacobs, australiano que viveu na Inglaterra, onde publicou em 1890.  A tradução é parte do livro Contos de fadas: de Perrault, Grimm, Andersen e outros.
      Esta história , com o  intuito de demonstrar como as concepções  de trabalho e  de educação impostas pelo saber dominante, são retratadas em elementos que este conto evidencia a vitória do saber hegemônio e  o aspecto discursivo, social  sobre a imagem do trabalho, num olhar de dedicação, solidariedade e cooperação.
       É na Creche em que procuramos demonstrar esta consciência, assumir a responsabilidade desde cedo sobre as circunstâncias em que vivem , escolhendo o futuro sobre nossas vidas, trabalhar  na essência  de uma intervençao em desenvolvimento é ajudar as pessoas se tornarem melhores.
    Pequenos gestos como um amiguinho ajudando o outro a se vestir, guardar os brinquedos, ajudar manter a sala limpa,fazer silêncio para ouvir a história, dar comida  a um amiguinho, pegar uma caneca com água e outras ações do bem já está fazendo parte da nossa rotina.
    Entre você também neste clima, não só porque é Natal, isto é inerente ao ser humano, está marcado no seu interior, faz parte de todos nós .
      

http://literatura.atarde.uol.com.br/wp-content/uploads/2011/09/Os-Tres-Porquinhos.jpg




Nenhum comentário:

Postar um comentário